Mundo de Mulher

O Mundo de Mulher, não pretender ser um livro de tristezas e melancolias femininas mas sim, falar de daquilo que nos interessa, a nós mulheres. Envia-me as tuas sugestões através do email mundodemulher@sapo.pt

quarta-feira, julho 26, 2006

O Ideal de Beleza

A imagem é um dos factores que mais consegue influenciar o nosso bem-estar. Quer sejamos homens ou mulheres, a imagem que se reflecte no espelho, consegue dar-nos a confiança para aguentarmos tudo, ou fazermos sentir as piores pessoas do mundo.

Se isto é complicado enquanto adultos, recordem-se do que passaram enquanto adolescentes, onde a sensibilidade e as emoções estão à flor da pele, e onde a mais pequena borbulha parece um enorme botão de destruição do mundo. Não é uma fase fácil, principalmente quando ligamos a televisão ou abrimos uma revista, e encontramos as “mulheres mais lindas do mundo” e com as medidas perfeitas. Tudo isto mexe com as emoções e com o desejo de querermos ser iguais a elas.


E, por esse “ideal”, vários jovens deixam de comer, tornando-se escravos da fome e do exercício físico, acreditando sempre que a imagem que vêem no espelho está “gorda”, quando de facto isso não acontece. É a chamada anorexia nervosa – uma doença do foro psicológico, caracterizada por um transtorno alimentar causado pela limitação da ingestão de alimentos, devido à uma obsessão de magreza e o medo mórbido de ganhar peso.


Sei que este problema não é novidade para ninguém, e acredito que muitas pessoas da minha geração já, inclusive, passaram por ele… mas se assim é, porquê que continuamos a apresentar aos nossos jovens um ideal de que só as pessoas magras são bonitas? Porquê continuamos a encher as revistas de verdadeiras homenagens à magreza?

Temos que ensinar aos nossos jovens, a aceitarem-se como são… a terem orgulho em si próprios, para que um dia possam lutar e ter confiança para vencerem, seja qual for a batalha.

2 Comments:

Enviar um comentário

<< Home