Mundo de Mulher

O Mundo de Mulher, não pretender ser um livro de tristezas e melancolias femininas mas sim, falar de daquilo que nos interessa, a nós mulheres. Envia-me as tuas sugestões através do email mundodemulher@sapo.pt

sexta-feira, julho 28, 2006

Bonitos, Altos e Magros Ganham Mais.. Será?

Acabei de ler um artigo que gostaria de partilhar com vocês. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, as pessoas mais bonitas ganham mais do que aquelas com uma aparência mediana.

"Esta análise foi publicada na revista do Federal Reserve (banco central dos EUA), e afirmava que ser magro e alto também ajuda a aumentar o salário, não especificando se os mais feios são vítimas de preconceito ou se, são os mais bonitos que desenvolvem mais autoconfiança e habilidades sociais.
Um dos estudos analisados mostra que aqueles que são considerados mais feios que a média ganham menos 9%, enquanto que os considerados mais bonitos têm salários 5% maiores. Outro estudo concluiu que os directores-executivos são 7,5 cm mais altos que a média. Já as mulheres acima do peso ganham 17% menos que as com peso normal."

De acordo com estas conclusões, parece-me que nem foi avaliado o facto de uma pessoa bonita também poder ser inteligente e boa profissional. Continuamos a assistir a estudos completamente estereotipados, que não têm em conta as capacidades das pessoas.
É o que se pode chamar de discriminação pela aparência!

3 Comments:

  • At 29 julho, 2006 00:29, Blogger Isabela Figueiredo said…

    Pois, olha, isto é mesmo capaz de ser verdade. Vivemos num mundo em que o conta é a aparência. Imagina a dificuldade de um cego ou pessoa com incapacidades motoras para arranjar um emprego.
    Mas não devemos pactuar com o sistema. e cabe-nos denunciar situações semelhantes,

     
  • At 31 julho, 2006 13:24, Blogger Woman said…

    Falta saber se essa discrepância de salários é feita inconscientemente. É uma avaliação das pessoas completamente descabida, mas a verdade é que pode acontecer sem plena noção dos verdadeiros motivos. Numa entrevista, quem avalia é influenciado pelo aspecto físico, mesmo não tendo noção disso.
    Infelizmente é o que temos.

    Gostei de passar, vou voltar.
    Beijinhos

     
  • At 03 agosto, 2006 11:17, Blogger Katia said…

    Woman: eu acredito que a boa aparência te pode abrir portas... Nem que se seja criar uma melhor empatia com a outra pessoa. E então, numa entrevista, é um factor, talvez inconsciente, de selecção.

    No entanto, na minha opinião, não pode é ser discriminativo, tanto para os bonitos, como para os feios.

    A discrimanação que a Isabela referiu, então ainda é mais preocupante. É triste que num país desenvolvido, como é suposto ser o nosso, as pessaso com deficiências ainda sejam colocadas de parte.

    Beijo para as duas. :)

     

Enviar um comentário

<< Home