Mundo de Mulher

O Mundo de Mulher, não pretender ser um livro de tristezas e melancolias femininas mas sim, falar de daquilo que nos interessa, a nós mulheres. Envia-me as tuas sugestões através do email mundodemulher@sapo.pt

segunda-feira, setembro 11, 2006

North Country - Nos clubes de vídeos...

Charlize Theron é Josey Aimes, a personagem principal de "North Country - Terra Fria", que conta a história real de uma operária de uma grande empresa de extracção de minérios, que conseguiu entrar para a história do direito americano. O Motivo? Ela comandou o primeiro caso jurídico colectivo de assédio sexual nos EUA.

O filme desenrola-se na crise de desemprego dos anos 80, no qual Josey encara o desafio de se empregar numa mina maioritariamente masculina. No entanto, embora apoiada por uma lei que garantia o lugar das mulheres, não havia qualquer garantia de que os seus colegas de trabalho, aceitassem a concorrência feminina.

Assim, o pequeno grupo de operárias da mina é obrigado a conviver com as mais terriveis e violentas agressões da maioria masculina, criando assim um clima de tensão insuportável entre todos.

Para Josey, o problema é duplamente pior: primeiro porque ela é a mais bonita desse grupo de mulheres e, segundo porque o seu próprio pai, também é um dos operário machista da mina.

North Country retrata as discriminações e humilhações pelas quais inúmeras mulheres sofreram (e algumas ainda continuam a sofrer) num mundo de homens.

2 Comments:

Enviar um comentário

<< Home