Amizade vs Inveja

A inveja é um sentimento despertado por carências pessoais, que provoca mágoa, ódio, sentimentos de inferioridade, relacionados com estilos de vida, conhecimentos, bens, estatutos, enfim, uma complexidade de coisas, e que como tal não pode ser previsto.
O lado da amiga invejada!
Se estiveres a passar por uma situação como esta, toma atenção à reacção dela enquanto lhe contas pequenas coisas. Quando uma amiga está carente, a tendência para se deixar levar pela inveja, é ainda maior.
A carência é algo muito fácil de detectar; por norma, quando se inicia uma conversa, a pessoa carente só consegue falar sobre si própria, e raramente ouve o que estás a dizer. Numa situação assim, qualquer notícia boa que lhe dês, vai provocar inveja e ciúme. Assim, a solução será contar as tuas novidades, mas de forma cuidadosa.
Ajudar uma amiga a superar a inveja, não deixa de ser um desafio, mas pode valer a pena e fortificar a amizade. Para fazer isso, precisas de a ajudar a elevar a sua auto-estima e provar que, também ela pode alcançar as coisas boas da vida.
O lado da amiga invejosa!
Na maioria dos casos, a amiga invejosa, não consegue reconhecer o próprio sentimento.
Se já perdeste boas amizades por inveja, volta atrás e reavalia a situação. Aqui vão algumas dicas:
- Se te sentes extremamente aborrecida pela noticia de sucesso da tua amiga; não digas nada, mas pelo menos admite para ti própria que estás com inveja. Conta até 10, e respira fundo. Lembra-te que, se és realmente amiga dela, é muito melhor ficares calada do que destruir a felicidade dela, por algo que ela não tem culpa.
- Tira um tempo para ti própria. Fica sozinha e pensa racionalmente, pelo menos por algumas horas, e transforma a tua inveja em algo positivo. Analisa o que a tua amiga fez de diferente, e aprende com o sucesso dela.
- Finalmente, tenta lembrares-te dos momentos em que procuraste a tua amiga, para dividir com ela o teu sucesso. Se ela vibrou contigo, se te encorajou e te ajudou, porquê é que não podes fazer o mesmo por ela?
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home