O Mundo de Mulher, não pretender ser um livro de tristezas e melancolias femininas mas sim, falar de daquilo que nos interessa, a nós mulheres.
Envia-me as tuas sugestões através do email mundodemulher@sapo.pt
sexta-feira, agosto 04, 2006
Mente Livre - A meditação na prática
Se achaste o conceito confuso, a meditação, na prática é muito mais simples. No entanto, é exactamente essa simplicidade que a torna difícil de ser realizada.
Meditar é uma das coisas mais difíceis que existem na vida, pois só com a cabeça leve e muita paciência é que poderás ser capaz de meditar. Eis alguns passos para facilitar esse processo de reencontro contigo própria:
1ª Passo:
A meditação começa no momento, em que te preparas para ela. Procura entrar na sala em silêncio e desliga todos os aparelhos sonoros.
2º Passo:
Senta-te confortavelmente; não é este o momento de testar a tua flexibilidade ou resistência. O teu corpo precisa de estar em paz para que possas mergulhar dentro de ti mesma. É importantes manteres a coluna direita, seja sentado em cima de uma almofada no chão, ou numa cadeira.
3º Passo:
Fecha os olhos, e centra toda a tua atenção para dentro. Ouve as batidas do teu coração, a pulsação do corpo, sente a energia da vida a mexer-se dentro de ti. Foca-te no teu movimento respiratório, como ele é inerente à tua vontade, podes observá-lo sem esforço.
4º Passo:
É comum, que assim que nos sentamos para meditar, a nossa mente comece a ter pensamentos, a uma velocidade assustadora. Relaxa e observa-os, sem te prenderes a eles. Por exemplo, se te surgiu: o frigorífico está vazio, ok. Deixa-o vazio. Agora não é a hora da lista de compras.
5º Passo:
É importante observares as sensações que surgem na tua cabeça, sem julgamento. Observa: sim, o meu estômago está embrulhado, a minha perna tremeu, deixa tudo isso acontecer, como se estivesses a olhar de fora. No início, a mente é como uma criança mimada: vais choramingar, mas aos poucos, tu educa-la.
6º Passo:
Quando quiseres sair da meditação, abre os olhos devagar, vai lentamente movendo o teu corpo, tentando manter um estado de quietude. Uma saída tranquila da meditação facilita a tua próxima entrada.
7º Passo:
Sai da sala em silêncio, e leva esse estado de paz para o resto do teu dia.
8º Passo:
Não cries expectativas, é importante ter em mente que não existe uma meditação boa ou má. Sente o calor do teu coração e tem a certeza de que, a qualquer momento, podes sentar-te e voltares-te para dentro e encontrares o conforto no teu próprio ser interior.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home