Mundo de Mulher

O Mundo de Mulher, não pretender ser um livro de tristezas e melancolias femininas mas sim, falar de daquilo que nos interessa, a nós mulheres. Envia-me as tuas sugestões através do email mundodemulher@sapo.pt

segunda-feira, setembro 25, 2006

Manequins excessivamente magras

Como já deves ter reparado, um dos assuntos mais falamos esta semana foi a proibição das manequins excessivamente magras desfilarem em Espanha.

Se não estás ao corrente do assunto, explico-te em poucas linhas o que se passou. A organização da Semana da Moda de Madrid decidiu pesar as manequins e rejeitar aquelas que não tenham um peso saudável, isto é, as excessivamente magras.

Este facto deveu-se ao governo regional de Madrid patrocinar o evento e como tal impôs algumas restrições. E, embora não atribua a anorexia aos estilistas e às manequins, considera que a indústria da moda tem a responsabilidade de difundir imagens de corpos saudáveis. Assim, a ideia é promover uma imagem de beleza e saúde.

Claro que as agências de manequins não gostaram desta medida, principalmente porque já se fala que seja aplicada a outros eventos similares.

Se assim for manequins como a Naomi Campbell não poderão desfilar na Semana da Moda de Milão. Em Portugal, também temos exemplos como a Nayma, a Fiona e a Flor cujos pesos se encontram muito baixos.

Achas que as manequins impõem um look às adolescentes? Ou que o facto de as manequins serem excessivamente magras, acabam por ser uma imposição às “medidas” das mulheres comuns?

2 Comments:

  • At 26 setembro, 2006 17:25, Blogger Dora said…

    A Fiona está magra agora...qquando aparecu estava óptima!

     
  • At 27 setembro, 2006 13:34, Blogger Katia said…

    Eu acho que esta "devoção" à magreza pode trazer questões complicadas às nossas adolescentes.

    Como é que se diz a uma jovem de 16 anos, que perder vários quilos para se parecer com as manequins de televisão, não é saudável? Quem é que aos 16 anos está preocupada com a saúde?...

    Acho que esta medida deveria ser implantada em todo o mundo da moda, aliás, deveria partir deles. Pois esta será a única maneira de conseguir prevenir a anorexia nos mais jovens. Assim, os adolescentes veriam nas passerelles, pessoas bonitas e saúdaveis, e isso sim, bons modelos de vida!

     

Enviar um comentário

<< Home